terça-feira, 2 de setembro de 2014

Marcelino Vieira-RN: Prefeito atribui o descaso com o Programa “Garantia Safra” no município a EMATER-RN local!

O prefeito Dr. Ferrari e a Presidenta Dilma.
Na semana passada o Senhor Prefeito Dr. José Ferrari de Oliveira entrou em contato com o Blog Antenados em Notícias (mais tem blogs nesta cidade, hein?) para explicar aos agricultores e ao povo vieirense sobre a situação do Programa do Governo Federal “Garantia Safra” no município e as medidas tomadas para solucionar este descaso. Segundo o prefeito afirmou ao blog que entrou em contato com a coordenação do programa em Natal (Senhora. Magnalda Fontoura, Coordenadora Estadual do Programa Garantia Safra) para verificar as pendências que só ficou sabendo após divulgação nas redes sociais, ou melhor, o Gestor Público ficou sabendo da situação drástica do programa através deste blog, Notícia atualizada, que foi o primeiro meio de comunicação a divulgar o descaso do “Garantia Safra” no município, VEJA A MATÉRIA, LINK ABAIXO!

Marcelino Vieira-RN: Agricultores podem perder o Garantia Safra devido à falta de vistoria do MDA e pagamento da contrapartida pela prefeitura!


O Prefeito assumiu o compromisso com cada agricultor em solucionar o problema e atribuiu o descaso a EMATER-RN local, relatando que aguardava a comunicação da EMATER-RN local sobre ao cumprimento dos prazos, que não foi comunicado sobre as datas.

Segundo o tal blog, o Gestor Municipal tomou as providências necessárias, em requerer o pagamento das parcelas e determinou a solicitação de vistorias nas lavouras para comprovar as perdas devido à ausência de chuvas na região. O problema nisto e este blogueiro relatou a Coordenadora do Programa quando foi pra publicar a matéria no dia 22/08 (VEJA AQUI) é que aproximadamente todos os agricultores colocaram animais nos plantios e que estão com estes locais adulterados para a vistoria, dificultando assim o trabalho dos técnicos de vistorias. O que foi relatado é que mesmo assim a prefeitura deveria fazer o pedido, ou seja, existe alguma chance lá no fim do túnel para realizar o procedimento com êxito.

As parcelas que serão pagas:

Por cada agricultor, a prefeitura paga R$ 38,25 (trinta e oito reais e vinte cinco centavos).

Pagamento da primeira parcela do Programa referente aos meses de março/abril:



Solicitação de Vistoria 2013/2014:


É importante salientar que os agricultores inscritos no Programa só receberão o benefício de quase mil reais se for constatado através de laudos do técnico vistoriador, perdas nas plantações de no mínimo 50% nesta safra 2013/2014.

Quando o blog questionou por que teve tanta dificuldade de implantar o programa no município, o Gestor disse que “o município passa por dificuldades nos recursos com a redução dos repasses”. O prefeito ainda foi mais longe em relatar que foi omissão e irresponsabilidade do administrador da EMATER-RN local em não comunicar a prefeitura para tomar as medidas cabíveis sobre o programa, ainda relataram no blog que o mesmo só ficou ciente da situação pela portaria publicada no Diário Oficial da União pela coordenação do programa de Natal. No texto anterior foi na redes sociais e agora no Diário Oficial, foi neste blog mesmo!

O blog ainda acusou a responsável pela EMATER-RN de Marcelino Vieira-RN de não se preocupar com a causa do agricultor, atribuindo que o mesmo acredita no ditado “quanto pior melhor”.
Perguntaram a Coordenadora se apenas o município de Marcelino Vieira-RN estava inadimplente com o programa, segundo o blog, a mesma respondeu que não. Mas, isto não é justificativa para a situação que se encontra este município com o programa GS, é puro desleixo, no mínimo, da Gestão Pública.

O blog Notícia Atualizada entrou em contato com o responsável pela EMATER-RN de Marcelino Vieira-RN, o mesmo relatou que por enquanto não irá se pronunciar sobre as acusações feitas pelo Gestor Municipal no blog, relatando que está esperando uma hora adequada para se pronunciar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário