quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Capacidade atual do açude que abastece Marcelino Vieira-RN e menos de 28%, aponta o DNOCS! Temos imagens!


Um levantamento realizado a mais de um mês, mais precisamente no dia 01/09/2014 pelo Departamento  Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, constatou que o açude do Junco, este que abastece a cidade de Marcelino Vieira-RN, está com 28% de sua capacidade atual, dos 11.200.000 m³, atualmente tem 3.124.000 m³. De acordo com os dados do DNOCS em comparação com os outros reservatórios, o açude é considerado atualmente um dos mais preparados para uma estiagem. Segundo foi repassado para o blog pelos funcionários da CAERN, os vieirenses têm água até março, caso não chova (Deus nos livre disto) e continue o consumo médio, sem excesso de desperdício.

Foi comentado também que será necessária à aplicação da racionalização no abastecimento de água na cidade, com o intuito de garantir o abastecimento por um longo período, a própria precaução, e evitar desperdício.  Mas, o mais necessário é a consciência das pessoas em não desperdiçar água, um bem tão valioso, que nós vieirenses formos contemplados por Deus. Outras cidades sofrem com a falta de água, os seus reservatórios estão secos, rachando.

Até o momento a CAERN interrompe o abastecimento durante a noite em alguns setores da cidade, para viabilizar a economia de água. Para que ocorra o racionamento é necessário que o Ministério Público estadual, Prefeitura e a Câmara Municipal encaminhem ofícios a CAERN, solicitando o processo de racionamento no abastecimento.

O município de Marcelino Vieira-RN está entre os considerados pelo Governo Estadual, em estado de emergência, devido a seca. Boa parte dos sítios estão secos, sendo abastecidos através de carros-pipa.

Vejam as fotos atuais do açude do Junco:












Nenhum comentário:

Postar um comentário